quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Algo sobre Harry Potter

Nunca falei sobre os livros do Harry Potter aqui. Acho que pela dificuldade em se comentar uma série inteira de uma só vez, e que já li há tanto tempo, mas hoje me deu vontade de falar, ou melhor, escrever sobre o assunto.


Me lembro que da primeira vez que ouvi sobre o livro, eu estava no primeiro ano da faculdade, e foi pela minha sobrinha, a Dani. Na mesma época, a Carol, uma amiga da faculdade, comentou sobre um livro que suas duas irmãs mais novas estavam lendo ao mesmo tempo e que sua mãe tinha que cronometrar o tempo de cada uma delas com o livro pra não sair briga. Era o tal Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Confesso que, na época, a influência de algumas pessoas acabou por me afastar da obra. Alguns diziam que o livro era “demoníaco, que ensina magias e rituais de bruxaria parecidos com macumba e que até a própria escritora havia confessado, em um talk show, que para escrever a obra tinha vendido a alma ao capeta”. 

 Considero um sinal de sabedoria a gente reconhecer nosso erro e mudar, e foi assim que, depois de assistir ao filme Harry Potter e a Pedra Filosofal - o que aconteceu super por acaso, durante uma madrugada, enquanto esperava um jogo do Brasil na Copa do Japão/Coréia, o filme começou a passar na HBO e para matar o tempo resolvi assistir - é que eu decidi emprestar o livro da minha sobrinha e confirmar o que eu desconfiava... que toda aquela balela que eu tinha ouvido não tinha qualquer fundamento.

Bem, acredito que a maioria das pessoas que entram nesse blog já devem ter lido a série. Mas se há alguém que ainda não leu e que gosta de fantasia, aconselho a ler... também acho super legal presentear um pré-adolescente com a coleção, tenho certeza que qualquer um que comece a ler vai se apaixonar, não só pela série, mas pela leitura enquanto sonham em receber uma carta de Hogwarts!!

 
Para mim, a série é tão bem escrita quanto O Senhor dos Anéis ou até mesmo Crônicas do Gelo e Fogo, e até mesmo As Crônicas de Nárnia... claro que o público é outro, estamos diante de uma literatura infanto-juvenil, então não veremos cenas de sexo, de paixão ardente e coisas do gênero, mas a história evolui com o passar dos livros da mesma forma que os personagens crescem e se tornam mais “adultos” a cada novo ano em Hogwarts. 

O que acho incrível no universo de Harry Potter é o mundo tão detalhado que a autora criou... Afinal, quem nunca sentiu vontade de tomar uma jarra de cerveja amanteigada? Ou comer aqueles chocolates que viram rãzinhas, ou comer aqueles “amendoins” com sabores diferentes, mas sempre torcendo pra não dar azar e comer um sabor cera de ouvido!!


De toda a série o livro que mais gostei foi O Prisioneiro de Askaban, foi o mais surpreendente e o mais esclarecedor, além de um toque sombrio que eu sempre amo, e acho que foi a partir dele que a história começou ficar pra gente grande!


Além disso, a trama toda é ótima, mas confesso que para mim o último livro perdeu um pouco o fôlego... mas é que foram anos esperando o fim Daquele-que-não-deve-ser-nomeado... talvez expectativas demais...


Nunca me recuperei completamente da morte do Siryus Black, e foi com ele que eu aprendi uma das melhores lições que guardei do livro e com uma frase com a qual encerro a postagem...

“Para conhecer o caráter de alguém, observe como ele trata seus inferiores.”

Beijos
Fefa Rodrigues 


6 comentários:

Dora Delano disse...

eu amo HP. Adoro a história, a forma como se desenvolve. Gosto de histórias em que acontecem coisas da nossa vida como mortes e desilusões, embora HP tenha um quê de "felizes-para-sempre". Pq a vida é assim e faz bem sentir uma familiaridade.


Sobre seu comentário no meu último post, fiquei lisonjeada. Obrigada pelo elogio =).

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Você sabe que eu sou pottermaníaca de carteirinha, né? E concordo, a série é tão elaborada, tão cheia de detalhes...Impossível nào se apaixonar. E também gosto da evolução dos personagens, acho que a Goddess Rowling escreveu o crescimento deles maravilhosamente. A saga toda também foi amadurecendo aos poucos, o que foi muito legal também. E sabia que dá pra beber cerveja amantegada no parque do Harry Potter lá na Universal? PRECISO ir pra lá! Uma amiga minha fi e falou que é muito legal, e já dá pra se divertir na fila (que é imensa). Minha irmã queria ir na plataforma 9 1/2 ano passado quando foi pra Londres, mas King's Cross estava fechada para reforma. Ela ficou superdesapontada. Eu já perdi a conta de quantas vezes eu li os livros...HP forever!

Mudando de assunto: vai ver Millennium sim, É muito bom, vale a pena. Minha irmã comprou esses dias o box com a trilogia e pagou 45,00 no Submarino. Leia também. É pesado, mas nada que nós fàs de Bernard Cornwell não podemos aguentar ;D

Tenta assistir NCIS sim. Você vai gostar. E Big Bang é show, né? Eu sei qual o episódio que você falou sim. É muito bom! Outro muito legal é aquele que Sheldon tem quye levar Penny pro hospital e os outros 3 foram acampar. É um dos meus preferidos.

Beijos!

juliana disse...

adorei o post sobre harry potter, eu adoro a saga, eu até criei um site onde eu tbm falo sobre ele, realmente o q mais me surpreende na saga e como a autora teve tanta imaginação para criar esse mundo maravilhoso, seria uma boa um dia poder conhece-la. ;)

mundo da lua disse...

oi gostei do seu blog vc tem um gosto igual ao meu para livros acobo de terminar a Tormenta das Espadas.
Harry Potter sem duvida marcou a vida de muitas pessoas.

eu tambem nunca esquci Siryus Black.

Anônimo disse...

Eu adoro Harry Potter, concordo com tudo oque disse também não me recuperei (e não irei me recuperar) da morte de siryus, há apenas um erro em seu post, são "feijõezinhos" e não amendoins!!!

Dawiny disse...

sempre sempre, desde que eu tinha 5 anos gostei de harry potter me lembro do dia em que vi o filme a primeira vez. eu estava sentada na kz da minha avó e entao passou na tv harry potter e a camara secreta minha mae me chamando para jantar e eu nem bola entao minha mae foi na sala e eu disse estou vendo o melhor filme do mundo, me deixa! hehe entao eu fui vendo e me aprofundando hoje tenho 13 anos e ainda amo harry potter assisto quase todos os dias tenho toda a saga em kz e ja li o primeiro livro e estou lendo o crepusculo e o harry potter e as reliquias da morte me perguntem qq coisa esta na ponta da lingua eu sei estudar algo de vez em qdo!! kkk eu simplesmente amo todos eles como chorei no cinema quando terminou! a ultima frase do ultimo livro: "Tudo estava bem!"
--Dawiny Freitas