quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Outras Paixões: Fotografia

Robert Capa

Fotografia é outra das minhas paixões, assim como os livros e o cinema, e um dos fotógrafos que eu mais aprecio é Robert Capa. Fotógrafo de Guerra, ele cobriu alguns dos maiores conflitos do século XX, como a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, e morreu em 1954, ao pisar em uma mina terrestre durante a cobertura da Guerra da Indochina. Diz-se que a camara permaneceu em suas mãos.

Voltando à fotografia, o que mais me chama atenção nelas, seja do Capa ou dos outros fotógrafos que eu aprecio, é a expressão das pessoas, especialmente o olhar, e captar esse olhar, essa expressão, é um dom.

Quanto ao Capa, além desse dom de captar a expressão das pessoas, sua obra é produzida sobretudo durante as guerras, o que faz com que eu goste ainda mais. Não que eu goste de guerra, mas os conflitos internacionais são um dos assuntos que eu gosto (outra paixão: História).  

Uma das fotografias mais famosas do Capa é “A morte do Soldado Legalista”, que captou o momento em que um soldado foi atingido por uma bala, durante a Guerra Civil Espanhola. Com essa foto ele ganhou o Prêmio Pulitzer. Mas há uma certa polêmica envolvendo a tal fotografia, pois, algumas pessoas acreditam que ela não foi espontânea, mas, sim uma montagem.

Não sei. Não sou expert em fotografia para fazer uma análise técnica, de qualquer forma, é uma imagem marcante.

A Morte do Soldado Legalista

Outras...


Ele desembarcou junto com os soldados no Dia D, na Normandia





Robert Capa
Pretendo fazer um curso de fotografia algum dia. Aqui na minha cidade não tem nada do tipo, por isso ainda não fiz, até lá, continuo usando a minha 5 megapixels para fotografar o que vou encontrando pela vida sem muitas pretensões... :o)

Beijos
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Dora Delano disse...

Eu tbm acho fotografia o máximo.. mas eu sinceramente ainda prefiro escolher as poses e as ideias. Quando eu tiro a foto, nunca fica tão bom quanto na minha imaginação. =)