terça-feira, 29 de novembro de 2011

Alexandros – As Areias de Amon

“Ó grande deus que dominas
a desmedida extensão de areias,
sob o céu de bronze ofuscante.
Deus de verdade e mistério,
Respondei-me:
Quem manchou de sangue
a estrela argeada?
Que matou meu pai?
- Teu pai?
Ó jovem glorioso, invencível,
Teu pai sou eu!”

O que esperar de um romance histórico que conta a vida de ninguém menos que Alexandre, o Grande? E que além de ter como personagem principal alguém tão marcante, conta com outros personagens como Felipe da Macedônia, Aristóteles, Dario o Grande Rei Persa, Heféstion, Leonato, Leônidas, Pérdicas, Mêmnon... e ainda tem como pano de fundo a conquista do Império Persa pelos Macedônios.
Para os fãs de romances históricos, um livro com personagens como estes é um prato cheio, não? Foi por isso que eu comprei e li os dois primeiros volumes desta obra cheia de expectativas, que, infelizmente, acabaram meio que frustradas.

Quando o livro chegou, achei estranho o tamanho, muito fino para uma obra sobre um personagem tão importante e com tanto para contar. Li o volume I - Alexandros, O Sonho de Olympias - e as mesmas criticas que fiz com relação a ele, eu repito com relação ao volume II.

Confesso que esperava algo tipo a série O Imperador, de Conn Iggulden, romance que conta sobre a vida de Júlio César e dos personagens próximos a ele, mas não foi o que encontrei.

Deixa eu ver se consigo me expressar devidamente. Para mim, o maior problema do livro é que ele não tem trama. É quase como um daqueles livros de história que a gente usava no colégio, mas com conversas entre os personagens. É como se a narrativa fosse linear, o autor conta as coisas, mas sem criar qualquer expectativa, sem romancear talvez... olhando sempre para frente, não há nenhuma surpresa, não há questões envolvendo os outros personagens, não há nada a se esperar além do óbvio já que, sendo um romance histórico, a gente já conhece o fim (poxa, ainda não consegui expressar o que eu queria!).

Outro ponto que me incomodou foram os diálogos. Gente do céu, é Aristóteles conversando com Alexandre... pelo amor do Pai, imagina as conversas que homens como estes tiveram!!  Mas no livro as conversas são frívolas, algumas vezes até mesmo bobas e quando não são assim o autor simplesmente se limita a não narrar os diálogos... como quando Alexandre se encontra com um sábio grego que vivia nu sob uma árvore. O então príncipe da Macedônia chega até o sábio e diz: - Me pede qualquer coisa que eu te darei. O tal sábio responde: - Saia de frente do meu sol, você está fazendo sombra. Fascinado, Alexandre se senta ao lado do homem no chão para conversar e ponto final. O autor encerra ai, não fala sobre o que eles falaram... e é assim que ele encerra todas as vezes que Alexandre vai ter uma conversa com alguém importante.

Já, as conversas entre ele e seus companheiros são fraquíssimas. Pode ser que o autor tenha querido mostrar como eles eram jovens, mas ainda assim... deixou a desejar!

Não gostei também de como as batalhas são contadas, não há qualquer descrição. Mais uma vez, esperava algo tipo Bernard Cornwell, com sangue voando para todo lado, suor escorrendo pelas faces do rei, toques de heroísmo de seu exército... mas as batalhas simplesmente não são descritas, e, além disso, me parece que Alexandre na verdade conquistou tudo que conquistou muito mais graças a seus engenheiros militares do que por força de seu exército.
   
Além disso, veja bem, a narrativa tem como pano de fundo a conquista do Império Persa por Alexandre, mas não há qualquer descrição dos lugares, dos costumes, das cidades conquistadas, de nada. Então, a minha maior impressão é que sempre está faltando algo, história, trama, descrição, romance...

Por fim, ele não conseguiu tornar Alexandre cativante, tanto que, no decorrer da história, eu acabei me afeiçoando mais à Mêmnon, o general mercenário contratado pelo Grande Rei Persa, do que por Alexandre, “torci” mais pelo exército inimigo do que pelos Macedônios... apesar de saber qual seria o fim de tudo!

Podem até alegar que tudo isso se deve ao fato de a obra ser voltada para um público infanto-juvenil, mas algumas cenas mais picantes desmentem esta idéia... então... realmente faltou muita coisa!!

Tanto a série O Imperador como Ramsés que são romances sobre a vida de dois grandes personagens históricos ensinam muito não só sobre a vida do personagem, mas também como com relação ao mundo em que ele vive, especialmente sobre a cultura da época em que a história se passa. Mas não é só isso, existe trama, existe o mistério e as expectativas que qualquer bom romance deve ter... enquanto a gente lê essas obras, se sente em Roma ou no Egito, parece que dá até para sentir os aromas, ver as cidades, imaginar os templos, é uma viagem a outras épocas... o que simplesmente não existe em Alexandros. Uma pena, pois o autor perdeu a chance de escrever uma grande história.

Vale a pena ler? Bem, vale... mas sem muitas expectativas!!

Agora, rumo em direção a Westeros e, ainda esta noite, inicio Tormenta de Espadas.

Beijos e boa leitura.
Fefa Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa a trilogia completa por 19,00 reais no Submarino!!
Mas, estou lendo outro livro e já tenho outros em casa!
Mas, você notou que o filme tb,(Alexandre) foi razoável. Deu-se muita ênfase ao homossexualismo. Deixando, outros aspectos históricos de fora. Ta certo é filme tem de ser contado em 2h. O livro, pode ser mais completo e teria sido enriquecedor o diálogo dele com Aristóteles!!
A trilogia dos barcas: Amílcar, Aníbal ,Asdrúbal, tb é assim romance histórico. Penso que único, que conta as "Guerras Púnicas". Valeu pela pesquisa histórica, porque o escritor historiador, tentou fazer um romance histórico.
Como eu adorei,pois os únicos que conseguiram chegar perto de acabar com a pompa dos romanos. Sendo, que os romanos chegaram a sentir verdadeiro pavor dos Barca!!
bj
Orquidea

Fefa Rodrigues disse...

Orquídea...

Nossa, olha só que interessante... ontem estava vendo o site da Saraiva e encontrei essa trilogia - Amílcar, Aníbal, Asdrúbal - achei que seria itneressante e marquei na lista de futuras compras!!!

Vale a pena ler????