quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Júlio Verne

Hoje, em vez de falar de um livro específico, vou falar de um autor, Júlio Verne. Considero o autor uma ótima escolha para incentivar a leitura em crianças que estão chegando à adolescência, especialmente para aqueles que já passaram pela fase Coleção Vaga-lume. Do autor li os seguintes livros:


Volta ao Mundo em 80 Dias: amei esse livro, e acho que foi ele um dos responsáveis por despertar em mim o sonho – que começo a realizar em abril do próximo ano – de conhecer o mundo! A história começa quando Fileas Fogg, o personagem principal, durante uma acalorada conversa com os distintos senhores do clube onde costumava jantar, aposta 20 mil libras que, com a tecnologia e os meios de transporte da época, era possível rodear o globo em 80 dias. Fileas então, sai para sua aventura em companhia de criado Fura Vidas que, por ter certa semelhança com o bandido que havia assaltado o Banco da Inglaterra na mesma época, passa a ser perseguido pelo detetive Fix que acredita que aquela aposta é apenas uma desculpa para os ladrões deixarem o país sem suspeitas. A história é cheia de aventuras por cada um dos países que os dois passam, e o que eu mais gostei em tudo foi o final do livro, que nunca mais me esqueci apesar de ter lido há uns 15 anos, quando perguntam a Fileas o que ele ganhou com tudo aquilo já que o valor da aposta apenas cobriu os gastos que ele teve, e ele diz que ganhou o amor – porque ele havia salvado uma linda moça, na Índia se não me engano, e ela seguiu com ele até a Inglaterra. Muito legal!!


20 Mil Léguas Submarinas: depois de ler a Volta ao Mundo, quis ler mais do autor e por sorte o sebo da cidade tinha bastante dele a oferecer, apesar de serem todos os livros velhos e de páginas amarelas desfazendo e me fazendo espirrar a cada página virada. O autor adora imaginar máquinas e equipamentos que a tecnologia poderia nos proporcionar e nesse livro a história gira em torno das especulações que estão sendo feitas em torno de um “ser” que aparece e desaparece no mar, talvez um animal gigante, mas que é, na realidade um submarino desenvolvido por seu Capitão Nemo, que só depende dos meios próprios do ambiente marítimo para sobreviver, de onde ele retira o alimento da tripulação e tudo que ele e seus homens necessitam para viver. Os personagens principais são francês Aronnax, seu serviçal Conseil e o habilidoso arpoador Ned Land que acabam resgatados pelo Capitão Nemo e convidados a fazer uma viagem a bordo do submarino vão viver aventuras e acontecimentos extraordinários em uma viagem que dura 20 mil léguas!


Viagem ao Centro da Terra: na seqüência foi essa a leitura, e minha preferida dentre as obras desse autor! Tudo começa quando Lidenbrock, professor e cientista encontra no interior de um livro antigo um manuscrito que é decifrado por Axel, seu sobrinho, revelando um suposto caminho que levaria ao centro da terra, começando pelo vulcão Sneffels. Lidenbrock convence o cético Axel e os dois iniciam a jornada tendo Hans como guia e ai começa a aventura, cercada de dificuldades encontradas pelo caminho.

O Castelo dos Carpatos: esse foi o que menos gostei e último que li do autor. A história se passa numa antiga vila romena onde estão os restos de um Castelo que, segundo os aldeões, está dominado por espíritos malignos e por bruxas.... A questão da tecnologia e dos aparelhos que fazem coisas por nós é bem rpesente aqui também. Não me lembro de muitos detalhes desse livro, como disse, foi o que menos gostei, mas também é uma leitura interessante.
Mesmo para adultos, Júlio Verne é uma leitura aconselhada. Ficção científica da melhor qualidade e um clássico da literatura!!

Beijos e boa leitura.
Fefa Rodrigues.



Nenhum comentário: