quarta-feira, 1 de junho de 2011

Verdade Vergonha... Gregório de Matos

Primeira visita - Um dia bem quente!!
Na minha primeira visita ao Museu da Língua Portuguesa, que fica na Estação da Luz em São Paulo, o que eu mais gostei foi a parte em que, depois de assistir um vídeo que fala sobre a língua, narrado, se não me falha a memória, pela Fernanda Montenegro, a tela da sala de cinema sobe e agente vai para uma sala escura onde ouve vozes conhecidas e outras desconhecidas recitam trechos de textos e de poesias diversas.


Dentre esses trechos, me lembro tão bem da voz melodiosa do Caetano Veloso... um me chamou atenção, ele foi assim meio cantado, tipo um rap e eu, na minha ignorância, pensei: “nossa, que rap bem feito, que letra realmente boa!”...

A letra do "rap" na parede

Eu só fui descobrir que o rap era, na verdade, um texto de Gregório de Matos, quando parei para ler os textos que ficam nas paredes do corredor na saída da sala escura.



Segunda visita... nesse dia estava frioooo!!!

Considerando que Gregório de Matos viveu entre 1633 e 1696, o texto tem ai seus quase 400 anos, mas como pode ser tão atual? Tão atual que poderia perfeitamente ser uma música do Gabriel Pensador!

Um texto para se refletir!

Exposição sobre a influencia da Língua Francesa
Só para concluir, visitei o museu duas vezes, e lá, além da exposição permanente, sempre tem uma exposição temporária. Na primeira visita a exposição era sobre Graciliano Ramos e, na segunda, sobre a influência do francês na língua portuguesa. Gostei mais da segunda!

Se estiver em São Paulo, fica ai a dica de passeio!!

Beijos e boa leitura!
Fefa Rodrigues


Nenhum comentário: