sexta-feira, 3 de junho de 2011

Assassinato na Academia Brasileira de Letras – Jô Soares

Detalhe da Capa
“Com esse título e escrito pelo Jô não tem como ser ruim” - foi isso que eu pensei quando comprei esse livro. Já tinha lido o super divertido O Homem que matou Getúlio Vargas e o muito bom O Xango de Backer Street, e tinha adorado os dois, por serem engraçados e pela forma que o Jô une fatos reais à sua história e aos seus personagens.

Esse livro conta a história de uma série de assassinatos que tem em comum as vítimas serem imortais, ou seja, escritores membros da Academia Brasileira de Letras e se passa no Rio de Janeiro de 1924. Quando os crimes começam a se repetir a imprensa logo apelida o caso de “Crimes do Penacho”.

Uma idéia realmente original, não? As vítimas de assassinatos em série serem os pacatos membros da Academia. No mínimo interessante!

Os assassinatos, que sempre acontecem em circunstâncias pitorescas, passam a ser investigados pelo caricato comissário Machado Machado (lembrando que a Academia Brasileira de Letras é conhecida como a Casa de Machado de Assis, daí o nome, eu imagino... hehehe...), um típico carioca com pinta de sedutor e que tem certeza de o assassinto é obra de um serial killer que pretende matar todos os imortais – paradoxal, né!

A investigação percorre o Rio de Janeiro em sua fase de maior elegância, dos cafés lotados de intelectuais e artistas, teatros famosos, restaurantes e bares boêmios, a Lapa, o Teatro São José, o Cemitério São João Batistas, unindo personagens fictícios e reais em busca da resposta para a série de assassinatos!

Mas, apesar de toda expectativa que o livro cirou para mim, dos três que eu li do Jô, esse foi o que menos gostei... apesar da deliciosa atmosfera que ele cria da boemia carioca dos anos 20, a história não é tão divertida como as outras e o fim me lembra um pouco um desses filmes de serial killer que te prende até o fim, que você fica imaginado quem é o assassino e qual é a razão para ele fazer tudo aquilo, mas que o final deixa a desejar...

A capa outra vez, é que gostei da foto!!
Se vale a pena ler? Sempre é melhor ler um livro do que ver uma novela, não é? Mas eu achei que a história não empolga... digamos que eu indicaria outro, mas se você tiver ele às mãos também não digo para não ler (o único livro que eu desencorajo a leitura é O Processo, como disse ai no link!).

Eu acho que o que fez com que o livro meio que perdesse a graça para mim foi uma cena em que o comissário Machado Machado vai até a casa de um certo personagem e enquanto ele conversa com o senhor sobre os crimes, a filha do homem senta-se mais para trás e tira a roupa ou abre as pernas pra ele ver sem estar usando nada por baixo, algo assim, não me lembro exatamente porque já li faz bastante tempo... era par ser uma cena cômica, mas eu achei de muito mal gosto... sei lá... não gostei e sem falsos pudores, é que a cena realmente não foi legal, não combinou...

Bem, de qualquer forma, fica ai minha opinião sobre o livo se você quiser se aventurar!!!

É isso... beijos e boa leitura!!!
Fefa Rodrigues

2 comentários:

moretti disse...

aff..pra variar, eu tb nao li esse ainda...

to ficando eh triste em acompanhar esse seu blog..heheheh

Fefa Rodrigues disse...

Máá

não le pq não quer!! :oP