terça-feira, 24 de maio de 2011

Um pouco de Winston Churchill

“Eu só tenho a oferecer sangue, sofrimento, suor e lágrimas.”

Com essa frase o primeiro ministro inglês encerrou seu discurso na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico, em 13 de maio de 1940, defendendo uma firme oposição da Inglaterra em face do avanço nazista.

Há algum tempo atrás a Folha de São Paulo lançou a coleção Livros que Mudaram o Mundo. Comprei alguns exemplares, entre eles Discursos que Mudaram o Mundo (e também o Al Corão!!) e eu, que já tinha uma simpatia pela pessoa de Winston Churchill, corri para ler seu discurso falando sobre a Guerra e a necessidade da Inglaterra resistir ao nazismo a qualquer preço e encontrei a frase acima.

Capa da biografia que estou lendo
Depois de ler seu discurso, me animei ainda mais por esse personagem histórico e busquei uma biografia dele, para minha sorte o site das Lojas Americanas estava com uma super promoção, e encontrei uma biografia por R$ 9,90 (o preço fora da promoção era R$ 59,90), claro que comprei na hora, né!?

Falando a verdade, não sou fã de biografias, por isso acabo lendo apenas um trecho por dia nos horários de folga aqui no trampo já que, por laser, no momento estou lendo Ana Karenina, e fora a biografia do Churchill ainda pretendo ler sobre a vida da Madre Teresa e já li um pouco sobre a vida de Martin Luther King, mas estou gostando dessa.

Interessante ver como uma pessoa tão importante, um ícone da história, também teve seus momentos de altos e baixos, também sofreu derrotas e conheceu o fracasso, mas não se deixou vencer por eles, continuou firme em busca de seus objetivos até se tornar um marco. Realmente, perseverança é essencial.

Assim, graças em grande parte a Inglaterra, o nazismo foi derrotado. Não fecho os olhos para as posteriores atrocidades cometidas pelos aliados, alias em muitas coisas não dá para diferenciar a maldade nazista do comportamento aliado quando da retomada das áreas ocupadas pelos alemães, sem contar a barbárie que foi a bomba atômica, mas a postura e a força desse grande estadista me conquistaram, de modo que ele é meu personagem histórico favorito!

"Perguntam-me qual é o nosso objetivo? Posso responder com uma só palavra: Vitória - vitória a todo o custo, vitória a despeito de todo o terror, vitória por mais longo e difícil que possa ser o caminho que a ela nos conduz; porque sem a vitória não sobreviveremos."

Além de estadista, Winston Churchill foi escritor e recebeu o Prêmio Nobel de Lliteratura em 1953, por sua obra A Segunda Guerra Mundial.

Vale a pena conhecer um pouco mais da vida desse grande homem e se inspirar com suas experiências e posturas!!

Beijos
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Bom, se você gosta de Churchill, tenho uma sugestão de leitura pra você: Queda de Gigantes, do Ken FOllett, que trata exatamente da saga de cinco famílias através da I Guerra Mundial.
E mais algumas sugestões: também do Ken FOllett, Os pilares da Terra e Mundo sem fim, que são na Idade Média, e A guerra dos tronos e Fúrioa de reis, ambos da série Crônicas do gelo e do fogo, do George R. R. Martin. A melhor definição para esses dois é uma mistura de Bernard Cornweel com TOlkien. Prato cheio pra gente!

Beijos,

Fernanda

PS: o seu blog já está lá no meu!