quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Preferido: O Amor nos Tempos do Cólera

O Amor nos Tempos do Cólera - Gabriel Garcia Marques

Como já disse aqui meu livro preferido é, na verdade, uma categoria que reúne cinco títulos que eu até consigo colocar em uma hierarquia, mas não posso escolher dentre eles qual seria o melhor. Já falei de Os Miseráveis, que faz parte dessa categoria, aqui e hoje vou falar de O Amor nos Tempos do Cólera.

Conheci a obra do colombiano Gabriel Garcia Marques num papo na biblioteca da faculdade quando ainda estava no primeiro ano. Naquele mesmo ano, algum tempo depois, o professor de Ciências Políticas indicou a leitura de Cem Anos de Solidão, e desde então eu já li esse livro só 5 vezes. Com esse livro Gabo ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Depois de Cem Anos de Solidão eu li muita coisa dele e O Amor nos Tempos do Cólera entrou para minha categoria O Preferido!

“O Amor nos Tempos do Cólera é um tratado sobre o amor”, foi essa a definição de uma das criticas que eu li sobre o filme baseado nesse livro que conta a história do amor de Florentino Ariza por Fermina Daza, por quem ele se apaixona ainda adolescente. A principio o amor é correspondido pela moça, aquele tipo de amor à moda antiga, de troca de olhares e cartas, sem outros contatos. 


Fermina e Florentino - Cena do Filme


Um certo dia Fermina, que estudava em um colégio de freiras, é surpreendida escrevendo uma carta de amor para Florentino e quando o pai, dono de uma fortuna de origens duvidosas, descobre que a filha está apaixonada por alguém sem muitos recursos, resolve separar os dois levando a moça para uma longa viagem pelo interior do país. Antes de partir Fermina corta sua longa trança e manda para Florentino como prova de seu amor.


Mesmo longe, durante toda a viagem, eles conseguem se comunicar graças a uma “rede de telégrafos”. Durante todo o tempo em que Fermina está fora, Florentino espera por sua volta, certo de que eles vão se casar. Fermina também se manteve ligada a esse amor durante esse tempo, até mesmo lhe pedindo permissão, via telegrafo, para participar de um baile, mas, quando ela volta para casa, alguns anos depois, já não é mais uma menina e ao reencontra Florentino ela se decepciona com a pessoa que ele realmente é...  então pede para que ele se afaste. Ele literalmente quase morre de amor e a história dos dois a partir daí segue rumos diferentes...

Floresntino após alguns anos de espera

Fermina logo conhece e se apaixona por Juvenal Urbino, um jovem médico muito charmoso que a examina quando ela começa a apresentar sintomas de cólera e que também se apaixona por ela.

Florentino, Fermina e Dr. Juvenal

Florentino passa a trabalhar na Companhia Marítima de seu tio e começa a se recuperar da dor de amor levando uma vida, digamos, mais aventureira, mas sem nunca esquecer o verdadeiro amor da sua vida, até que cinqüenta e um anos, nove meses e quatro dias depois ele tem a chance de se aproximar de Fermina Daza novamente. O final fica como surpresa para quem se aventurar a ler esse belíssimo romance que virou filme, e sim, tem uma razão para o nome do livro ser Amor nos Tempos do Cólera!


Florentino Ariza não deixara de pensar nela um único instante desde que Fermina Daza o rechaçou sem apelação depois de uns amores longos e contrariados, e haviam transcorrido a partir de então cinqüenta e um anos, nove meses e quatro dias." (Trecho do livro)

O filme é bom também, claro que como todos que são  Apaixonados por Papel eu vou dizer que o livro é infinitamente melhor, mas vale a pena assistir, com o cuidado de escolher bem sua companhia, já que tem algumas cenas bem calientes. Destaque especial para música tema do filme, Pienso em ti da Shakira e para as paisagens!



Só uma critica quanto ao filme, apesar da atriz Giovanna Mezzogiorno (foto ao lado) que interpreta a Fermina ser muito bonita e ter trabalhado bem, acho que deveriam ter escolhido uma atriz latina. Porque uma italiana para fazer o papel principal em uma história que se passa na Colômbia?




Beijos
Fefa

4 comentários:

Nando Souza disse...

Viu fefa.. me deu uma vontade de ler esse livro!!! =D

Fefa Rodrigues disse...

Nando, vc que é um menino super romantico tem mesmo que ler!!! Pena q esse ue não tenho pra emprestar.... :o(

moretti disse...

o filme retrata fielmente o livro???

Fefa Rodrigues disse...

Ma o filme é bem fiel ao livro... ele não muda nenhuma parte da história, só é mais enchuto, digamos assim... pq o Florentino tem muuuuuuuuuuuitas amantes e não da pra retraar todas elas num unico filme hehehe

mas vale a pena assitir o filme.... se puder, leia o livro um dia!!