sexta-feira, 13 de maio de 2011

Esse eu já li... e não gostei: O Processo

O Processo – Franz Kafka

Dizer que um livro não é bom é um assunto muito delicado, por isso pensei muito antes de criar a coluna “Esse eu já li... e não gostei”. Um livro pode ser amado por milhõesde pessoas e odiado por outros milhões, por isso sei que o assunto é polêmico. Afirmar que um livro não é bom é quase como falar mal do time de uma pessoa. Então, quero deixar claro antes de começar este post que eu não sou expert em literatura, então não estou habilitada a fazer critica literária de obra alguma, apenas vou dar minha opinião, certo?! 


Bem, esclarecido o ponto, vamos ao primeiro “Esse eu já li... e não gostei”. Durante as aulas de processo civil no curso de Direito, o professor sempre aconselhava a leitura do livro O Processo de Franz Kafka. Confesso que só fui ler o tal livro depois de formada, e o que posso dizer? Simplesmente não gostei. Não gostei da história, não gostei da escrita, não gostei dos personagens, não gostei do final. 

É claro que como estudante de direito, apaiaxonada por direitos fundamentais, foi interessante conhecer uma história que se passa em um sistema que não observa o devido processo legal, mas fora isso, que poderia ser utilizado para ilustrar uma boa aula de direito constitucional ou de direito processual, eu realmente detestei a obra.

Tudo bem que deve existir alguma interpretação obscura em tudo isso que eu não consegui captar, mas gente, o livro me sufocava e só com muita força de vontade eu cheguei até o fim. Não vou nem fazer uma pequena descrição da história... até isso já me daria nos nervos!

Lembrando sempre que eu respeito opiniões contrárias....

Nenhum comentário: