segunda-feira, 16 de maio de 2011

Esse eu já li... e gostei: Os Bórgias

Segunda é dia de “Esse eu já li... e gostei” e o escolhido dessa semana é Os Bórgias. O livro  é realmente muito bom! Escrito por Mario Puzo, autor de O Poderoso Chefão, este romance histórico se baseia na vida do cardeal Roderigo Bórgia e de sua família.
  

Detalhe da Capa
A história começa com o conclave para a eleição do novo papa após a morte do pontífice Inocêncio. O Cardeal Roderigo Bórgia, homem ambicioso e sem escrúpulos, usa todos os meios para alcançar seu maior objetivo, ser eleito Papa e, mesmo dentro do rígido ambiente do conclave, ele consegue, com a ajuda de seu filho Césare, subornar os demais cardeais e suas famílias até ser eleito.

A partir daí, agora como Papa Alexandre VI, o livro nos mostra suas relações com as grandes famílias e a forma como esse espanhol consolida seu poder a partir de uma rede de alianças criminosas eliminando todos aqueles que tentam se opor aos seus planos.

Para enriquecer e fortalecer ainda mais sua família ele conta com a ajuda de seu filho Césare, um cardeal sem qualquer vocação para o sacerdócio, que sonhava em ser soldado, mas como isso não fazia parte dos planos de seu pai, seu destino foi o barrete vermelho, com a beleza de sua filha Lucrécia e com seu filho Juan.

Lucrécia é uma personagem que habita o imaginário popular como uma mulher fria capaz de manipular os venenos e que se utilizava desse método para se livrar dos maridos que não lhe agradavam e dos inimigos de seu pai, mas, nesta obra, ela é retratada como uma moça doce e cheia de expectativas, fadada aos caprichos do pai e negociada como a joia mais preciosa de Roma. Gostei muito desta personagem.

Legal lembrar que Césare foi, na vida real, a inspiração de Maquiavel para escrever o livro O Príncipe.

Os Bórgias é um romance histórico empolgante, um trama bem escrita sobre essa que talvez tenha sido a primeira família mafiosa da história.

Além do livro, estou vendo uma série homônima sobre a Os Bórgias. Pelo que eu vi até agora ela não tomou por base a obra de Puzo, mas como se trata e fatos históricos, não há grandes diferenças. Muito bem feita a série, vale a pena conferir!



Boa Semana...
Fefa


2 comentários:

drvtatui disse...

Fefa!!!!!!!!!!!!
Amo essa série!!
E adorei a foto da serie!!1
Li o livro faz tempo, mas pelo que lembro eu nõ conseguia parar de ler o livro!!!!

Fefa Rodrigues disse...

Realmente Dani é impossível parar de ler... é realmente muito bom e a série é demaaaaaaiss!!!