sexta-feira, 20 de maio de 2011

As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago

O Sobrinho do Mago - C.S. Lewis

Quem primeiro me falou sobre as Crônicas de Nárnia foi um amigo que não não vejo faz muito tempo, o Carlinhos, mais conhecido como Cebola... lembro que a gente estava em um pic-nic e falando sobre livros ele comentou que estava lendo O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa. Achei o nome estranho e na época apenas "guardei a informação", mas só fui me interessar mesmo pelo escritor e por Nária depois de ter lido O Senhor dos Anéis.

É que quando eu leio um livro, gosto de buscar saber mais sobre o autor e sua obra, e lendo sobre Tolkien descobri sua amizada com C. S. Lewis e então aquela informação guardada lá no fundo da minha cabecinha veio à tona e Davi e eu resolvemos comprar o livro para nossa biblioteca.

Até dava para comprar cada uma das crônicas separadas, mas achamos melhor comprar o livro único e me lembro que na época custou R$ 89,00, (hoje em dia você encontra por R$ 15,00 na Americanas ou Submarino) mas valeu a pena. Lí todas as crônicas na sequência e a tempo de assistir O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa no cinema com conhecimento de causa!

Detalhe da Capa - Versão em Português
Quem conhece Nárnia apenas pelo cinema talvez não saiba que As Crônicas de Nárnia é formada por sete crônicas e que a primeira delas, diferente da ordem na telona, não é O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa, mas O Sobrinho do Mago.

Os personagens principais são Polly Plummer e Digory Kirke (que é o velhinho que recebe Lúcia e seus irmãos na crônica O Leão, a feiticeira e o Guarda-roupa). Tudo começa quando, por uma maldade de André, o tio de Digory, as duas crianças acabam indo parar em Nárnia no momento em que o Grande Aslam está criando aquele “mundo”, mas, por motivos que não vou explicar aqui, senão perde a graça, Digory acaba sendo o responsável por levar o mal à Nárnia logo em seus primeiros momentos.

Um mundo desolado, um sol velho de tanto brilhar, confusões em Londres, uma árvore com madeira mágica, um fruto que dá vida são os ingredientes que dão início a todas as aventuras que serão vividas em Nárnia por muitos outros Filhos e Filhas de Adão. A primeira crônica já te faz se apaixonar... princpalmente por Aslam, claro.

Fiquei muito feliz em saber que O SObrinho do Mago vai virar filme também!

Detalhe da Capa - versão em inglês
Infelizmente ouvi dois típos de criticas quanto a esse livro maravilhoso. De um lado alguns cristãos que parecem tremer quanto se usa a "magia" para contar histórias, como se tudo aquilo que usa personagens míticos fosse obra do mal, de outro lado, a critica daqueles que preferem não professar qualquer fé quanto a proximidade entre o Grande Aslam e Jesus Cristo.

A verdade é que C.S. Lewis usa a mágia de um "conto de fadas" para contar a mais bela história do mundo... a história que mudou sua vida depois de muitos anos sem fé, quando ele então percebeu que há um Deus... e sim, na história de Nárnia tem Papai Noel, fadas, faunos e bruxas... e realmente, Aslam é a personoficação de Jesus Cristo... quem já leu todas as crônicas vai perceber isso, especialmente em dois trechos, um deles está aqui e o outro você pode ver na cena final de O Peregrino da Alvorada (que repete com exatidão a cena do livro), quando Lúcia se despede de Aslam dizendo que vai sentir falta dele, e então ele explica para ela que aqui na Terra ela pode conhecê-lo como O Cordeiro!!

Independente dos pontos de vista de cada um acerca do assunto "religião", A Crônicas de Nárnia é uma obra expetacular de um homem genial.

Para te dar vontade de correr pra página de alguma livraria e comprar o livro, vou transcrever a primeira frase...

"O que aqui se conta aconteceu há muitos anos, quando vov^ainda era menino. É uma história da maior importância, pois explica como começaram as idas e vindas entre o nosso mundo e a Terra de Nárnia..."

Aaqui vai a sequência certa das Crônicas:

1. O Sobrinho do Mago;
2. O Leão, a feiticeira e o Gurda-roupa;
3. O Cavalo e seu Menino (minha crônica preferida);
4. Príncipe Caspian;
5. A viagem do peregrino da Alvorada;
6. A Cadeira de Prata;
7. A Última Batalha

Por Aslam, por Nárnia... sempre!

Bjos
Fefa Rodrigues

Um comentário:

Fernanda Cristina Vinhas Reis disse...

Oi Fefa!

Fã de fantasia que sou, também sou fã declarada de Nárnia. Só acho que C.S. Lewis poderia ter desenvolvido melhor o personagens e as tramas, o que na minha opinião foi bem explorado nos três filmes da série. Mas a minha preferida é Príncipe Caspian, porque acho que a menos infantil (não que tenha alguma coisa errada com ser infantil, eu adoro!). O meu é exatamente a versão em inglês que você mostra, que eu acho linda, mesmo sendo a feiticeira Branca na capa:). Ah! E fiz resenha do livro e dos filmes no blog!

Beijos!

Fernanda